quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Esboço do projeto/plano de aula


Raul Soares, 24 de Outubro de 2012.
Esboço do projeto/plano de aula
Desenvolvimento de Projeto/ Plano de Aula
Introdução ao estudo de medidas de superfície
Objetivos:
 - Desenvolver conceitos relacionados às medidas de superfície.
- Construir a imagem metal da superfície de 1m² de área por meio da representação de diferentes formas geométricas.
-Fazer estimativas de áreas.
Conteúdo Curricular Contemplado: Área e suas medidas
 Atividades a serem desenvolvidas:
-Questionamento, compreensão sobre o assunto e divisão de grupos para realização da atividade.
-Jornais, tesoura, fita crepe, trena ou fita métrica e calculadora.
- Confecção e decomposição de formas geométricas.
-Questionário, análise e apresentação dos trabalhos realizados.
-Análise de vídeos e apresentação em slides.
Metodologia:
Levar, quando necessário, os alunos para um espaço mais amplo da escola e dividir a turma em grupos de quatro ou cinco alunos para a realização dos trabalhos propostos.   Aulas expositivas, nas quais o aluno será estimulado a desenvolver raciocínios para resolver os problemas apresentados, à medida que novos conceitos forem introduzidos.  Utilização de recursos computacionais, para melhor compreensão do conteúdo trabalhado.

Avaliação
Aplicar uma avaliação escrita para obter e analisar o registro das aprendizagens em relação aos conceitos metro quadrado, superfície e área, verificando ainda a percepção de espaço adquirida pela turma. Considerar também, como parte do processo avaliativo, o desempenho e a participação dos alunos nas atividades práticas e o conteúdo dos registros feitos nos cadernos.

Um comentário:

  1. Olá Rozani, tudo bem? Ensinar Geometria não é fácil... Gostei da aula criada por você apesar de sentir falta das referências do (s) vídeos (s) e apresentação de slides citados. Outro ponto da atividade é a proposta de usar algum aplicativo ou software visto durante o curso.. Agora, vou aguardar a publicação dos resultados desta aula que, com certeza, foram produtivos. Abraços, Silvia

    ResponderExcluir